Trindade Básica 6


   A Trindade Básica é composta pelos três seres mais essenciais e representativos da Hierarquia Sagrada pessoal de cada um. Eles representam três aspectos distintos, três níveis de consciência, três planos dimensionais e três qualificações do indivíduo, que compõem unidas a sua totalidade.    Os seres da Trindade Básica são: o Anjo da Guarda, o Mestre Mentor, e o Elemental Pessoal.

 
                                                                O Anjo da Guarda

  O Anjo da Guarda representa nosso lado espiritual e sentimental, nossa consciência superior, nossa dimensão mais próxima do plano divino, nossas características mais perfeitas. A figuras do Anjo da Guarda são sempre dóceis, inspiradoras e iluminadas, despertam em nós os melhores sentimentos, um distanciamento das questões terrenas e uma conexão com nosso Ser Superior.


Anjo da Guarda- Trindade 6, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado © 

 
                                                                  Mestre Mentor

 O Mestre Mentor representa nosso lado mental , nossa consciência de nós mesmos e do mundo, nossa dimensão no plano intelectual próxima a conceitos e ideias , nossa sabedoria e inteligência. As imagens do Mestre Mentor são graves e professorais, nos incentivam a aprimorar nossa mente e nosso intelecto, ao conhecimento, a nos tornarmos mais sábios, mais dedicados e mais capazes.


Mestre Mentor- Trindade Básica 6, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado ©


                                                               Elemental Pessoal

  O Elemental Pessoal representa nosso lado físico, nosso subconsciente e nossos instintos, nossa dimensão mais densa e nossa personalidade. As figuras do Elemental Pessoal são sempre fortes e intensas, elas nos estimulam à ação e reação diante do mundo material, a utilizarmos nossa forças ocultas e internas, despertam nosso ânimo e o instinto básico de preservação e de sobrevivência.

                                                                          
Elemental Pessoal- Trindade 6, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado ©


  Todas as pessoas têm em si essa Trindade Básica, embora cada qual se identifique mais com determinado ser e as características variem de acordo com as condições específicas que fazem de cada indivíduo um ser único e especial. O ideal é que se dê atenção a todos esses três seres, trabalhando com eles em conjunto e seguindo o seu caminho evolutivo no equilíbrio e na harmonia.

Trindade Básica 5

  As imagens da Trindade Básica são a representação visual de três dimensões do ser. Cada uma delas simboliza um aspecto distinto e a evolução que pode ser alcançada em cada uma das partes. Para cada ser existe uma interpretação e uma empatia com suas imagens, e elas ajudam ao auto conhecimento, a ter mais confiança em seu propósito e maior equilíbrio no seu caminho evolutivo.

                                                                                 Anjo da Guarda

Anjo da Guarda- Trindade 5, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


                                                                                Mestre Mentor

Mestre Mentor- ´Trindade Básica 5, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado©


                                                                         Elemental Pessoal

Elemental Pessoal- Trindade 5, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado©


Trindade Básica 4


   Os seres da Trindade Básica costumam ter suas imagens apresentadas numa sequência própria, de acordo com a busca pessoal e as características especiais de cada um. Embora eles possam se apresentar por motivos diversos e por questões especificas e momentâneas, cada um traz em sua imagem a simbologia de um processo evolutivo para ser entendido em cada caso individualmente.

   O Anjo da Guarda na maioria das vezes é o primeiro a se apresentar, ele poderá se apresentar para as pessoas em busca da espiritualidade interna, fora de padrões externos, e para aqueles que vibram mais pelo sentimento e doação humanitária, a procura de um padrão de evolução superior.

                                                                               Anjo da Guarda

Anjo da Guarda- Trindade 4, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


   O Mestre Mentor no geral se apresentará primeiramente a pessoas dedicadas aos estudos, ao aprimoramento espiritual através de grupos, seitas, doutrinas e religiões que encaminhem a mente em busca do conhecimento e da sabedoria levando à evolução e iluminação consciente do ser.

                                                                                Mestre Mentor

Mestre Mentor- ´Trindade Básica 4, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


    O Elemental Pessoal costuma se apresentar primeiro a pessoas que já passaram por algumas iniciações especificas e assim acessaram vibrações mais densas ligadas a planos mais básicos. Ele também costuma aparecer para pessoas com necessidade imediata de acessar a planos mais densos pra se proteger materialmente, se preservar fisicamente ou ancorar em seu corpo físico.

                                                                 Elemental Pessoal

Elemental Pessoal- Trindade 4, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

Trindade Básica 3

 Os três seres que compõe a Trindade Básica, trabalham cada um em aspectos específicos mas, trabalhando em conjunto, podem auxiliar-se mutuamente no processo evolutivo de cada um deles.


                                                                               Anjo Da Guarda
Anjo da Guarda- Trindade 3, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

 
O Anjo da Guarda trabalha com nosso lado espiritual e sentimental, podendo auxiliar também a desenvolver a nossa sabedoria e a nossa consciência e para lidarmos melhor com plano mais denso e encontrar nosso lugar no mundo físico, manifestando materialmente nossa espiritualidade.
 

                                                                                   Mestre Mentor
Mestre Mentor- ´Trindade Básica 3, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

O Mestre Mentor  que representa o mental pode auxiliar a nos encontrar espiritualmente através de estudo e reflexão, dos ensinamentos e das mensagens dos mestres, assim como a entender e  estudar a realidade material do mundo, as leis da natureza e como  podemos trabalhar com ela .


                                                                              Elemental Pessoal
Elemental Pessoal- Trindade 3, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 
 
 O Elemental Pessoal que simboliza o físico, nos ajuda a captar nossas sensações físicas que refletem nossos sentimentos internos , procurando conforto emocional, também nos ajuda a desenvolver nossa mente criando condições para o corpo abrigá-la em harmonia e equilíbrio.



Trindade Básica 2

  A Trindade Básica pode ser entendida como a Chama Trina Pessoal representando três planos e três níveis de consciência do ser. O Anjo da Guarda representa o plano espiritual e a consciência superior, o Mestre Mentor representa o plano mental e a consciência do Ego (consciência de si mesmo), o Elemental Pessoal representa o plano físico e a consciência do Id (o subconsciente).

                                                                            Anjo da Guarda
Anjo da Guarda - Trindade 2, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


                                                                             Mestre Mentor
Mestre Mentor - Trindade 2, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


                                                                           Elemental Pessoal
Elemental Pessoal - Trindade 2, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

 

Trindade Básica 1

     A Trindade Básica, a parte da Hierarquia Pessoal composta pelo Anjo da Guarda, o Mestre Mentor e o Elemental Pessoal, traz  imagens únicas e específicas para cada pessoa, dentro das características de cada um, e refletem as múltiplas facetas do ser em suas várias dimensões.

 
                                                                  Anjo da Guarda                    
Anjo da Guarda- Trindade 1, por Ricardo Ribeiro Machado© 
                      

                                                                              Mestre Mentor
Mestre Mentor- Trindade 1 , crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


                                                                           Elemental Pessoal
Elemental Pessoal- Trindade 1, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

Mestras Ascensas - Trindade Feminina

Trindade Feminina, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

  Nesta imagem vemos as Deusas Tara, Gaia e Kuan Yin. Temos Kuan yin, à direita, fazendo um trabalho de renovação e cura genética no ser humano dentro de uma dimensão superior, enquanto Tara, á esquerda, vibra amor e cuidado para Gaia, ao centro, que está gerando o novo ser humano na Terra que está ascendendo no plano físico. Todas trabalham em conjunto na geração dos seres da nova era, preparando a humanidade para viver em um novo padrão evolutivo do planeta Terra.

Mestras Ascensas - Poder Feminino

Poder Feminino, aquarela, por Ricardo Ribeiro Machado© 

      Nesta figura vemos Deusas e Mestras representantes dos arquétipos femininos, elas fazem a complementação feminina dos mestres vistos na imagem do Sagrado Triunvirato de Shamballa que simboliza a Fraternidade Branca (ver postagem). Acima temos a figuras da Deusa Héstia, a regente do Grande Sol Central (a estrela original geradora de todas as estrelas) e do Sol do nosso sistema, abaixo temos a trindade de mestras: Lady Vênus (esquerda), Tara ou Divina Consciência (centro), e Mãe Mercedes (direta); entre elas se encontra uma pequena figura representando a Deusa Gaia, assentada sobre a planeta Terra e sustentando a Lua. Estas Deusas e Mestras trabalham juntas para manterem em equilíbrio a força matriz da geração e da criação do mundo físico , são como grandes mães criando e sustentando seus filhos para que eles cresçam e evoluam com segurança.

Poder Feminino 2, aquarela, por Ricardo Ribeiro Machado © 

Mestras Ascensas - Mestras Amorosas

Mestras Amorosas, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado©

    Na figura acima vemos a representação da imagem de quatro Mestras Ascensas que auxiliam a Humanidade e o Planeta com vibrações amorosas que são oferecidas a todos incondicionalmente. Acima, à esquerda, está Lady Vênus, tendo ao seu lado Lady Rowena, logo abaixo estão Mestra Nada, à esquerda, com Mãe Mercedes à direta.
  Embora elas trabalhem com vibrações diversas e tenham qualificações distintas, todas elas tem o amor como princípio, função e  propósito. São mães, deusas, guardiãs, orientadoras e cuidadoras dos seres humanos. Nos envolvendo com a frequência amorosa dessas mestras nos elevamos como seres criados pelo amor, gerando e criando vibrações amorosas em nossos sentimentos, pensamentos e ações, para os outros e para nós mesmos em todos os momentos de nossa vida.

Mestra Ascensa - Mestra Nada


Mestra Nada, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

   Mestra Nada é o ser maternal que representa a pureza do coração, os sentimentos e as emoções mais elevadas, a manifestação mais plena da graça divina, o amor universal e incondicional sendo expresso por palavras e ações. Ela nos ajuda a alcançar a graça divina e captarmos a essência do amor divino, a união e a aceitação de nosso Cristo Interno e da nossa Presença Divina, também nos auxilia a manifestar a divindade em nossa vida, trazendo-a ao nosso dia a dia e direcionando nosso destino para termos mais paz, amor, consciência, serenidade, aceitação e desprendimento.

Mestra Ascensa - Lady Vênus



Lady Vênus, aquarela, por Ricardo Ribeiro Machado© 


   Lady Vênus representa o amor em toda as suas manifestações, a doação de um ser a outro ser ou a outro grupo de seres, a uma idéia, a uma filosofia de vida ou a um conceito que o defina e o acolha. Representa principalmente o ser aprendendo a se ver, a reconhecer e a aceitar a si mesmo amando e se sentindo amado pelo outro. Ela nos dá o ímpeto e a ousadia necessários para que nós sigamos o caminho do amor, nos direciona  para  ultrapassarmos todas as barreiras e vivenciar esse amor, nos definindo com frutos gerados e nutridos pelo amor divino incondicional e infinito.

Mestra Ascensa - Lady Ísis

 


Lady Ísis, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

   Lady Ísis representa o mistério feminino, a força natural feminina expressa no físico, a iniciação dentro do sagrado feminino e a essência da Deusa, onde aceitação e a entrega valem mais que o racional e o questionamento. Ela é a Deusa , a mãe, a esposa, o ideal do feminino, nem sempre compreendido, mas facilmente captado através da doação amorosa e afetividade, pela sabedoria superior que sintoniza sua vibração e se entrega à essência misteriosa da vida sem questioná-la.

Mestre Ascenso - Saint-Germain

 
Mestre Saint-Germain, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado©

    O Mestre Ascenso Saint-Germain é o mais conhecido entre os mestres da Fraternidade Branca e o ser mais comumente associado a ela. Acredita-se que ele teve múltiplas encarnações ao longo da história sendo as mais conhecidas suas encarnações como o Profeta Samuel, São José (pai de Jesus), o Mago Merlin, o navegador Cristóvão Colombo e o escritor William Shakespeare.
    O Mestre Saint-Germain é o senhor da transformação coletiva e individual, da libertação kármica, da evolução direcionada pela consciência do ser e da consagração através da palavra. Devemos apelar a ele quando quisermos uma mudança em nossas vidas, seja renovação interna ou externa, quando decidimos definir nossos propósitos e viver de acordo com eles e quando precisarmos de proteção para vivermos livres de limitações, dentro de nosso ideal de vida e nosso propósito divino.

Mestre Ascenso - Hilarion

Mestre Hilarion , crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

 
 O Mestre Hilarion é o mestre da verdade e da cura, sua encarnação mais conhecida foi São Paulo de Tarso, aquele que, depois de Jesus Cristo, foi quem mais trabalhou para difundir o cristianismo.
   Ele ajuda cada indivíduo a encontrar a verdade oculta pelas ilusões, pelas mentiras e pelas falsas crenças, auxiliando a ser coerente, ético e fiel a seu propósito. Devemos apelar a ele para termos uma maior e melhor visão dos outros e de nós mesmos, para avaliarmos uma situação tal como ela se apresenta, em suas origens e consequências, para diagnosticarmos problemas e desvios físicos e emocionais e para determinarmos, pela força da palavra, que a verdade se manifeste, curando, libertando e restaurando o que deve ser recuperado.

Mestre Ascenso - El Morya

El Morya, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

  O Mestre Ascenso El Morya foi uns dos primeiros seres a se apresentar como tal perante a Fraternidade Branca. Segundo a Fraternidade Branca ele teve diversas encarnações para servir à humanidade, entre elas como Abraão (o patriarca bíblico), Melquior (um dos reis magos), Arthur (o Rei da Bretanha), São Thomas Becket e São Thomas Morus, entre outras menos conhecidas. 
  Ele é o mestre da iniciação, aquele ser que orienta nossos primeiros passos em busca de nossa evolução espiritual e de uma nova fé, o novo princípio que nos acessa à nossa maestria interna e nos fortalece internamente, dando proteção e confiança para nos reconhecermos tal como somos, uma manifestação do poder e da vontade divina.

Hierarquia Pessoal - Trindade Básica - Anjo da Guarda

  A Trindade Básica é composta pelos principais seres da Hierarquia Pessoal, são eles o Anjo da Guarda, o Mestre Mentor e o Elemental Pessoal, cada um tem funções e características próprias , embora trabalhem e evoluam em conjunto.

  O Anjo da Guarda representa a vocação espiritual do ser humano, sua evolução dentro do plano divino, sua consciência superior e os sentimentos mais elevados, normalmente ele é o primeiro que se apresenta quando se acessa a Hierarquia Pessoal.

Anjo da Guarda , crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

   Na imagem do Anjo da Guarda acima vemos com principal característica a auréola em fogo nas cores vermelho e violeta, representando a consciência em ação e transformação. Os triângulos verdes no terceiro olho, no chacra laríngeo e no peito da figura simbolizam a verdade em diversos níveis, sendo observada, expressa verbalmente e vibrando internamente. Na mão direta (no Anjo da Guarda a imagem é invertida) o anjo segura uma lança que funciona como uma antena para captação das vibrações de planos  superiores de consciência, na mão esquerda o pergaminho pode simbolizar o trabalho interno do Anjo sendo liberado pra ser entregue a humanidade.

Hierarquia Pessoal -Trindade Básica - Mestre Mentor

  O Mestre Mentor representa, dentro da Trindade Básica, o lado mental, a auto consciência do ser humano e do seu ego. Ele é ligado à força da palavra, da comunicação verbal, do entendimento e compreensão do nosso processo evolutivo, ao conhecimento, às doutrinas, religiões e filosofia.

Mestre Mentor, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado©  
 
     No desenho acima observamos um Mestre jovem e andrógeno, o que representa a sabedoria sempre se renovando em buscas de novas idéias e conceitos, levando em conta o lado emocional além do racional. Acima a lótus magenta em chama simboliza a consciência superior em harmonia com o mental. A jóia feita de ouro e esmeraldas em forma de uma estrela de seis pontas simboliza a verdade expressa em diversos níveis, e a serpente engolido a própria cauda traz a força infinita da palavra bem dita. O machado na mão direita, próximo à boca, também representa a força da palavra cortando, separando e selecionando o que for útil para a sabedoria do ser. A outra mão, segurando um ovo de rubi com várias letras "x" na frente ao coração, expressa a ação do mestre para trabalhar o corpo emocional do ser, colocando-o no seu lugar devido e ajustando-o a seu eixo.

Hierarquia Pessoal- Trindade Básica- Elemental Pessoal

 
   Dentro da Hierarquia Pessoal o Elemental Pessoal é o ser com a figura mais particular, pois se relaciona com a personalidade de cada um, em suas características únicas, e o modo como cada um lida o corpo físico, o eixo interno, os chacras, o ancoragem no plano material mais denso e os elementos.


Elemental Pessoal, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

    No caso do elemental do desenho acima vemos representados de maneira bem clara os quatros elementos ( ar, fogo, água e terra) com quatro animais a eles relacionados (pássaro, dragão, peixe e minhoca), nele observamos também duas serpentes entrelaçadas que representam a energia da kundalini circulando na coluna vertebral e entre os chacras. Entre as serpentes vemos três rostos que representam a trindade familiar ( pai, mãe e filho), que também podemos ver como as fases da evolução do ser no tempo (infância , juventude e maturidade). Um pequeno ovo embaixo é o ponto focal onde se concretiza a ancoragem do ser em seu eixo e a estrela brilhando acima representa o plano da consciência superior guiando e direcionando o ser em crescimento e evolução no mundo.

Arcanjo Rafael

Arcanjo Rafael, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado©


   O Arcanjo Rafael é o anjo da cura e da verdade. Ele nos ajuda a nos manter saudáveis e íntegros para realizar a nossa vocação e seguir em nossa missão de vida, a olharmos a nós mesmos e aos outros, sem ilusões ou distrações, enxergando a verdade de cada um e a realidade, como ela se apresenta, lidando melhor com ela para realizar nosso propósito.
  Devemos apelar ao Arcanjo Rafael naqueles momentos de debilidade física ou espiritual, para nos recuperar e nos resguardar, quando estivermos com dúvidas e com questionamentos sobre nossa essencial e verdadeira missão de vida, quando quisermos nos tornar curadores para tratar, cuidar e dar assistência a quem estiver procurando curar a si mesmo.

Arcanjo Gabriel

Arcanjo Gabriel, crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


  O Arcanjo Gabriel é o anjo da anunciação, das boas novas, da esperança, da paz, da redenção, da renovação e da iluminação. Ele nos ajuda a seguirmos nosso caminho certos que nós somos partículas divinas em evolução, tendo sempre o destino a nosso favor.
  Apelamos ao Arcanjo Gabriel quando nós quisermos inspiração em nossa vida para nos tonarmos mais otimistas, mais espiritualizados, mais confiantes de nossos dons divinos, nossas qualidades e aptidões.

Arcanjo Miguel


Arcanjo Miguel, óleo sobre tela, por Ricardo Ribeiro Machado© 


   O Arcanjo Miguel é o anjo que representa a força divina nos protegendo e nos livrando de todos o males, é  energia angelical manifestada como ação concreta, a justiça divina atuando diretamente no plano físico.
  Apelamos ao Arcanjo Miguel quando precisamos nos defender, manter nossa integridade física e moral, nos livramos da injustiça, do assédio, da violência e do abuso; também devemos nos ligar a ele quando quisermos proteger nosso lar, nosso ambiente de trabalho, nossos entes queridos e nossos bens materiais.



Arcanjo Miguel, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado©
 


12° Raio - Raio Opalino

Mandala do Raio Opalino por Ricardo Ribeiro Machado©

  As qualidades do Raio Opalino são consciência, intuição, vidência, evolução, mediunidade, transcendência, ascensão, perfeição, plenitude e redenção.
  Devemos acessar o Raio Opalino quando quisermos ter uma visão mais profunda de nós em diversas dimensões, quando quisermos dar um sentido mais amplo a nossa vida e abrirmos o caminho para nossa evolução enquanto ser divino, para acessar nossa hierarquia pessoal e contatar seres de luz que possam nos auxiliar em nossa jornada, para ativar a nossa mediunidade, nossa intuição e nossa vidência, para nos livramos de condicionamentos e vícios que limitem nosso crescimento, para nosso auto conhecimento, para nos aprimorarmos e oferecer o nosso melhor para a humanidade e para nós mesmos.
 A frequência negativa e desqualificada do Raio Opalino nos leva à ilusão, à exacerbação do ego, à pretensão, ao julgamento, ao desleixo, à desconsideração, à auto indulgência, à desumanidade, ao descompromisso, à irresponsabilidade e à sensação de não pertencer ao mundo.

11° Raio - Raio Pêssego

Mandala do Raio Pêssego por Ricardo Ribeiro Machado©
 
  As qualidades do Raio Pêssego são alegria , entusiasmos, bem estar, prazer, ânimo, felicidade, plenitude, êxtase, empenho, conforto, satisfação e bom humor.
  Devemos acessar o Raio Pêssego quando precisarmos de mais ânimo em nossa vida, relações mais prazerosas, mais entusiasmo em nossas atividades rotineiras, melhorar o nosso humor e encarar nossa jornada com mais alegria, nos libertar das situações que nos deixam insatisfeitos e infelizes, seguirmos nosso caminho com otimismo confiando sempre em nosso destino, darmos a nós mesmos o direito ao prazer e ao bem estar.
  A frequência negativa desqualificada do Raio Pêssego leva à frivolidade , ao deboche, à euforia descontrolada, à lascívia, à devassidão, ao hedonismo, à amoralidade, à gula e ao vício.

10° Raio - Raio Dourado


Mandala do Raio Dourado por Ricardo Ribeiro Machado© 


  As qualidades do Raio Dourado são prosperidade, abundância, plenitude, compensação, sorte, empenho, merecimento, riqueza, fartura, realização, paz e entendimento.
  Devemos acessar o Raio Dourado quando precisarmos nos estabelecer e nos sustentar no plano material, quando tivermos dificuldades de ordem financeira, para melhor lidarmos com as questões comerciais , para alcançarmos tranquilidade e segurança em nossa vida, quando necessitarmos de recompensa pelo nosso esforço e por nosso trabalho, para expressar melhor nossos dons e termos reconhecimento por nosso talento.
   A frequência desqualificada e negativa do Raio Dourado leva à ganância, ao materialismo, ao mercantilismo, à má fé, à ostentação, à corrupção, à usura, à avareza e à mesquinharia.

9° Raio - Raio Magenta


Mandala do Raio Magenta por Ricardo Ribeiro Machado© 

  As qualidades do Raio Magenta são harmonia, equilíbrio, estabilidade, plenitude, conjunção, união, completude, integridade, mobilidade, integralidade, independência e autonomia.
    Devemos utilizar o Raio Magenta quando estivermos em desarmonia, desequilibrados e vagos e precisarmos de eixo e estabilidade em nossa vida, quando nos sentirmos incompletos, carentes e sem auto estima, quando necessitarmos de integrar os aspectos diversos de nossa vida para nos sentirmos plenos e íntegros, quando nos encontrarmos perdidos e inseguros para achar o melhor caminho e a direção certa.
    A frequência desqualificada negativa do Raio Magenta nos leva ao isolamento, à inflexibilidade, à indiferença para com os outros, ao desprezo pelos relacionamentos, ao egocentrismo, ao orgulho e à vaidade.

8° Raio - Raio Turquesa

Mandala do Raio Turquesa por Ricardo Ribeiro Machado© 
 
  As qualidades do Raio Turquesa são clareza, lucidez, disciplina, organização, objetividade, discernimento, foco, direcionamento, competência, dedicação, visão, vidência e clarividência.
   Devemos conectarmos ao Raio Turquesa para organizar nossa vida, nossa rotina e nosso ambiente, para executarmos melhor nossas tarefas, para termos mais empenho e eficiência em nosso trabalho, para definirmos melhor nosso propósito, realizar nossas ambições, selecionar melhor nossos objetivos e a melhor maneira de conseguir, para avaliar melhor os fatos e os processos que acompanhamos.
  A frequência desqualificada e negativa do Raio Turquesa leva à intransigência, ao vício no trabalho, à rigidez disciplinar, à falta de maleabilidade, à dificuldade de respeitar os limites, à incapacidade de relaxar, a fobias, manias e compulsões.

7° Raio - Raio Violeta


Mandala do Raio Violeta por Ricardo Ribeiro Machado© 

  As qualidades do Raio Violeta  são transformação, evolução, libertação, mudança, movimento, recomeço, realização, espiritualidade, redenção, renovação.
   Devemos apelar a Raio Violeta quando quisermos algum tipo de mudança interna ou externa, para transformar nossa vida, quando precisarmos nos libertar de situações repetitivas e ambientes estagnados, quando quisemos nos desligar de tudo que já não nos serve mais, para ampliar nosso horizontes, renovar nossos hábitos e nos desligar de nossos vícios.
   O Raio Violeta deverá ser acessado em conjunto com outro raio cósmico que tenha a qualidade que precisamos, para definir que tipo de transformação nós queremos.
   A frequência desqualificada e negativa do Raio Violeta leva à inconstância, à instabilidade, ao comportamento intempestivo, à incerteza, à dificuldade de concentração, à indecisão, à indefinição, à incoerência, à insatisfação, à infidelidade e ao caos.

6° Raio - Raio Rubi

Mandala do Raio Rubi por Ricardo Ribeiro Machado©

  As qualidades do Raio Rubi são graça, emoção, dedicação, comoção, solidariedade, empatia, intuição, devoção, união, paixão.
  Devemos acessar o Raio Rubi quando quisermos expressar nossos sentimentos, lidar com as emoções de maneira equilibrada, para nos ligar e criar empatia com outros seres, para nos dedicar a uma causa ou a um ideal, quando nos oferecemos para auxiliar ou a dar assistência aos outros, quando necesitarmos nos unir, agrupar ou criar vínculos.
  O frequência negativa do Raio Rubi leva ao sacrifício, à vitimização, à neurose, à raiva, à cólera, à ansiedade, à histeria, ao desequilíbrio emocional, à paixão descontrolada, ao fanatismo religioso e à idolatria.

5° Raio - Raio Verde

Mandala do Raio Verde por Ricardo Ribeiro Machado© 

  As qualidades do Raio Verde são cura, verdade, revelação, recuperação, cuidado, sinceridade, assistência, ajuda, auxílio e acolhimento.
  Devemos acessar ao Raio Verde quando precisarmos nos curar e recuperar de males físicos, psicológicos e espirituais, diagnosticar a origem de algum problema ou desequilíbrio, quando necessitarmos acessar a verdade e avaliar nossa condição e nossas ações, quando sentirmos a vontade  de aconselhar aos outros e quando quisermos ajudar aos outros a encontrar a cura para si mesmos.
  A frequência desqualificada negativa no Raio Verde nos leva à ausência de tato, insensibilidade, implicância, falta de diplomacia, grosseria, estreiteza de visão, incompreensão e impaciência.

4° Raio - Raio Branco

Mandala do Raio Branco por Ricardo Ribeiro Machado© 
 
 
   As Qualidades do Raio Branco são pureza, iluminação, renovação, ressurreição, esperança, leveza, redenção e brilhantismo.
   Devemos acessar o Raio Branco quando tivermos dificuldade de lidar com nossa sombra, em situações obscuras que precisar ser esclarecidas, quando estivermos procurando um recomeço em nossas vidas, quando quisermos maior leveza e desapego pra seguir com nossa vida e lidar com nosso destino.
   A frequência desqualificada do Raio Branco leva à frivolidade, futilidade, descaso com questões terrenas, falta de comprometimento, desprezo, falta de consistência, comportamento errático e irresponsabilidade.

3° Raio - Raio Rosa



Mandala do Raio Rosa por Ricardo Ribeiro Machado© 

 
 As qualidades do Raio Rosa são o amor, a fraternidade, a união, o afeto, a tolerância, a aceitação, a auto estima, a solidariedade , a misericórdia, a generosidade e a caridade.
  Devemos acessar o Raio Rosa quando tivermos necessidade de nos abrir para auxiliar aos outros, lidar com nossos sentimentos, aceitar amorosamente o que a vida e o destino nos propicia, aceitar a outras pessoas e a nós mesmos, tolerar atitudes e comportamentos distintos dos nossos, nos identificar com seres próximos e com mundo no geral.
  A frequência desqualificada e negativa leva à hostilidade , ao sectarismo, ao preconceito, ao segregacionismo, à indiferença, à cegueira sentimental e ao descontrole dos sentimentos.

2° Raio - Raio Amarelo

Mandala do Raio Amarelo por Ricardo Ribeiro Machado© 

   O Raio Amarelo tem como suas qualidades a sabedoria, a inteligência, o intelecto, o raciocínio e a lógica. Ele é associado à capacidade mental e intelectual do ser, aos estudos, ao conhecimento, ao aprendizado, a criação literária, à  filosofia, à comunicação, à expressão verbal e uso adequado da palavra, à criação artística, à cultura, ao trabalho intelectual, à ciência e à tecnologia.
    Devemos recorrer a ele para aprimorar nosso saber e nossa capacidade de entendimento dos fatos e dos ensinamentos do destino, para compreendermos melhor o mundo ao nosso entorno e ampliarmos nosso auto conhecimento, para decidirmos qual o melhor caminho e a qual melhor direção a seguir, para esclarecer nossas dúvidas e nossos questionamentos filosóficos, religiosos e científicos, para acessarmos a nossa maestria pessoal e captar mentalmente as mensagens vindas de nossos instintos e da nossa intuição.
   Sua frequência desqualificada pode levar ao fanatismo, ao pedantismo, ao hermetismo, à frieza intelectual, à intransigência, à estreiteza mental, ao desprezo pelos sentimentos, ao criticismo e à racionalidade excessiva.

1° Raio - Raio Azul


Mandala do Raio Azul por Ricardo Ribeiro Machado© 

    O Raio Azul tem como qualidades a força, a fé, a ordem, o poder, a segurança, a iniciativa, a potência e a confiança. Ele está associado ao principio criativo primordial, ao impulso energético que leva à ação concreta, à iniciativa de realizar, se manifestar como ser divino ativo e se legitimar no plano físico.
    Devemos acessar o Raio azul quando quisermos nos conectar com nossa força interna, quando nos sentimos sem ânimo e desmotivados, sem energia para exercer nosso trabalho e realizarmos nossas ambições, para reagir ao que nos prejudica e nos enfraquece, impulsionar nossa vida e confiar em nosso potencial.
    Numa frequência desqualificada ou negativa o Raio Azul nos leva à violência, ao uso excessivo da força, ao abuso de poder, desprezo pelos mais fracos, à prepotência, ao orgulho e a arrogância.

Raios Sutis

   Os Raios Sutis surgiram quando alguns membros da Fraternidade Branca viram a necessidade de que um novo padrão de consciência, proveniente da evolução da Humanidade no Planeta, se representasse através dos raios. Eles são ligados à matéria, às cores dos elementos criados pelo divino, à pigmentação e aos tons de cores mais densas. A frequência dos Raios Sutis provem das qualidades internas do ser, manifestando o divino enquanto indivíduo autônomo e com livre arbítrio para decidir seu caminho.
   Embora nesses raios existam ainda mais variações de cor e de ordem, eles são normalmente apresentados nesta sequência:

8°  Raio: Turquesa
9°  Raio:  Magenta
10º Raio: Dourado
11° Raio: Pêssego
12° Raio: Opalino

Os 5 Raios Sutis por Ricardo Ribeiro Machado© 
 

Raios Planetários

   Os Raios Planetários são aqueles relacionados à criação do Universo, à formação do mundo material  como nós o conhecemos. São a manifestação energética mais pura do Deus Criador e das qualidades divinas que cada ser representa. Eles são relacionados a Luz em si, suas cores derivam da radiação luminosa e do círculo de cores primárias e secundárias formadoras da luz branca.
   Embora existam algumas variações na sequência ou mesmo nos tons, o Raios Planetários são colocados normalmente na seguinte ordem:

1º Raio: Azul
2° Raio: Amarelo
3° Raio: Rosa
4° Raio: Branco
5° Raio: Verde
6° Raio: Rubi
7° Raio: Violeta

Os 7 Raios Planetários por Ricardo Ribeiro Machado©