Dragões


         Os Dragões são seres mitológicos presentes na maiorias das culturas antigas através de lendas e crenças religiosas, eles são representados em inúmeras formas e características diversas, podendo ser mascotes, guardiões e protetores ou mesmo feras a serem combatidas.


Dragão, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


      Os Dragões são normalmente associados á força do mundo natural com grande força instintiva e animal, porém, como é uma criatura mitológica, é inserido dentro de uma qualificação mística que o eleva a um ser mais complexo tanto em seu comportamento quanto em suas variadas funções.


Dragão, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 



           Essas criaturas extraordinárias ocupam um lugar especial no imaginário coletivo participando como personagem de muitas estórias, sempre como seres especiais que determinam o rumo dos acontecimentos através de suas ações, ligando-se  tanto aos heróis quanto a seus antagonistas.


Dragões, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


     Ligados essencialmente ao reino elemental , os dragões podem ir muito além do plano mais básico, voando entre vários planos de consciência, servindo como mascotes a mestres e a seres de luz , assim como são associados a seres maléficos se utilizam de sua grande força destrutiva.


Dragão, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


   Por sua multiplicidade simbólica as figuras dos dragões podem ser associadas a vários tipos de papéis e inseridos a diversas linhas de rituais, a doutrinas e sistemas, que existem desde a pré-história e ainda continuam presentes nos tempos atuais e relacionados a trabalhos da nova era.



Dragão, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


       Dentro de uma nova visão da capacidade desses seres, eles também podem ser atuar como guardiões e agentes em trabalhos de proteção e cura, resolução de conflitos e, quando preparados e bem orientados,  podem colaborar em trabalhos de ancoragem e ampliação de consciência.


Dragão, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 


   Pelo forte arquétipo que esse seres representam para a humanidade, eles podem fazer também parte de Hierarquia Pessoal de cada um, como uma representação particular de um guardião ou mascote que cumpre determinadas funções no plano espiritual, mental e físico de cada pessoa.



Dragão, Crayon, por Ricardo Ribeiro Machado© 

 
   O Dragão Particular, dentro da Hierarquia Pessoal de cada um , é aquela criatura que está sempre disponível e disposta a servir, como um animal de estimação fiel e dedicado, pronto para resolver problemas pontuais ou mais complexos que exijam força, energia e rapidez, recebendo para isso a comandos sem questionamento por parte dele. Por isso, ao apelarmos aos nossos Dragões Particulares, devemos estar muito atentos à necessidade real, às implicações e às consequências do seu trabalho, agindo de acordo com a nossa consciência e nossa sabedoria.